Locomotiva doada pela Matarazzo está abandonada

Publicado: abril 22, 2009 em Cidadania, Reclamação

imagem004-7

A Maria Fumaça “Phantom” , da Usina Santa Amália, foi doada ao município de Ribeirão Preto, interior paulista, pelas Indústrias Matarazzo,  e instalada em 1912, por iniciativa do Juiz do Trabalho, Dr. Horácio Salles Cunha.

A máquina está situada na  praça Francisco Schmidt, na Vila Tibério, em fente a Unidade Básica de Sáude – Central, ao lado da reformada Rodoviária da cidade.

A situação em que se encontra esse patrimônio histórico, que completará 100 anos (ano da próxima eleição municipal), é precária, lastimável, lamentável e de calamidade pública.

Com buracos causados pela ferrugem, e degradação do tempo, a locomotiva serve de banheiro e esconderijo de drogas, dos inúmeros desocupados que disputam o local com pacientes e funcionários do  SUS , ambulantes e a Guarda Civil Municipal.

Veja esta matéria: 

http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2010/07/03/especial-trem-fora-dos-trilhos.html

Nas eleições de 2008, dos 20, 10 vereadores não se reelegeram, e os que ocuparam estas vagas, se juntaram a outros que vieram da mídia, assim como a  prefeita, e outrora teciam críticas e veiculavam as queixas dos pobres coitados, que muitas vezes, só tem um pequeno aparelho de  rádio AM, ou um precário televisor preto & branco, e oram nas igrejas que beiram a zona do baixo meretrício, achando que a vida vai melhorar um pouco mais, com a força do voto e a Fé em DEUS.

Essa locomotiva, poderia estar dentro dos Estúdios Kaiser, e ali ser restaurada, conservada e afixada, para servir em futuras filmagens, já que o espaço, que também é histórico, foi doado para servir à população.

Se conseguem conservar mandatos por tanto tempo, como não conseguem conservar o patrimônio histórico?

E tem mais coisa abandonada por aí, viu!

Anúncios
comentários
  1. Ribeirão Preto, 04 de Dezembro de 2010

    Secretaria da Cultura recebe técnicos para avaliar Maria Fumaça
    Equipe de técnicos, da cidade de Sorocaba, deverá avaliar o monumento para possível restauração. Locomotiva está localizada na Praça Francisco Schimidt

    http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=16698

  2. Prezados,

    Em atendimento à manifestação recebida pelo Ministério da Cultura, proveniente do blog “Almanakut Brasil”, sobre Locomotiva abandonada no Município de Ribeirão Preto, apresentamos notícia vinculada pelo próprio blog que afirma: “A Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto vai desenvolver, em parceria com o Instituto História do Trem, um projeto de restauro da locomotiva Phantom, instalada na Praça Francisco Schimidt, na Vila Tibério, na zona Oeste.”

    Entendemos ser esse o caminho para preservação do nosso Patrimônio Histórico como um todo, em especial o Patrimônio Ferroviário composto por uma enorme quantidade de bens móveis (locomotivas, vagões, carros de passageiros, veículos de inspeção, guindastes, mobiliários, equipamentos, ferramentas, utensílios, etc) e imóveis (estações, pátios, armazéns, casas de turma, oficinas, caixas d’água, etc). Esta atitude da prefeitura atende às determinações contidas na nossa Carta Magna que afirma, em seu Art. 30:
    “Compete aos Municípios:

    IX – promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, observada a legislação e a ação fiscalizadora federal e estadual.”

    Para ler a matéria completa sobre a ação em curso pela Prefeitura, basta acessar o link:
    http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2010/12/07/cultura-vai-restaurar-trem-por-r-1-milhao-em-ribeirao-preto.html.

    Atenciosamente,

    José Cavalcanti
    Coordenador Técnico do Patrimônio Ferroviário
    DEPAM | IPHAN | Ministério do Cultura

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s