Para experts, Ribeirão Preto não pode ter aeroporto internacional de cargas

Publicado: abril 23, 2009 em Cidades, Política
Tags:

1206

Aeroporto Leite Lopes – Ribeirão Preto – SP      www.tribunadeituverava.com.br

 

Ampliar e transformar o Aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão Preto, em internacional de cargas não é uma solução tão rápida – é quase inviável. Políticos e promotores travam uma batalha judicial desde 2000, quando surgiram os primeiros projetos. Houve licitação em 2003 e a empresa Terminais Aduaneiros do Brasil (Tead) venceu, mas nenhuma obra começou porque a Promotoria do Meio Ambiente, preocupada com a poluição sonora e o risco de acidentes na região do aeroporto, rodeado por bairros residenciais, conseguiu emperrar o processo. A ampliação do terminal é estimada em R$ 218 milhões.

O engenheiro José Augusto Monteiro de Barros, pós-graduado em projetos de aeroportos pela Universidade de São Paulo (USP), considera muito difícil adaptar o aeroporto. ‘Para descer um avião de carga aqui é preciso uns 4 mil metros de pista. Com a ampliação, ele teria, no máximo, 3 mil metros.’ A pista tem atualmente apenas 2.100 metros.

Para o consultor em logística e infra-estrutura de transporte de carga, Cristiano Cecatto, transferir operações de cargueiros para Ribeirão Preto seria ‘no mínimo, esdrúxulo’. O aeroporto do interior paulista seria útil para as empresas do setor se servisse de ‘ponto de apoio’, levando as cargas daquela região para os aeroportos de Viracopos , Cumbica ou Congonhas.

Brás Henrique e Rodrigo Brancatelli
Fonte: O Estado de S. Paulo

 

Leia mais em: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=511708

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s