Mineração, ganância, parasitismo ou defecar sentado – qual é mais antigo?

Publicado: fevereiro 1, 2019 em Sem categoria

Boi do Rabo Branco

5 razões pelas quais não se pode viver sem a mineração – (Portal da Mineração – 04/08/2017)

Nos últimos anos, a mineração tem sido desprezada por todos os tipos de pessoas de todas as partes do mundo. A mineração é descrita como arcaica e, portanto, desnecessária. Tornou-se moda opor-se à mineração em todos os seus tipos e formas. Os ativistas ambientais convenceram a mídia, que convenceu os políticos, que, por sua vez, convenceram você. Mas, como no telefone sem fio, a verdade se perdeu há muito tempo. E essa nem é a parte mais interessante.

http://portaldamineracao.com.br/5-razoes-pelas-quais-nao-se-pode-viver-sem-mineracao

O declínio da mineração e seu legado na América Latina – (BBC Brasil – 18/10/2015

A América Latina acaba de viver uma década de bonança na mineração que despertou esperanças de riqueza como poucas vezes em sua história, embalada pelo que parecia ser uma inesgotável demanda chinesa por cobre, carvão e outros minérios. Mas a bonança terminou.

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151015_minerio_legado_america_latina_rb

Na crise da mineração, chance para a América Latina – (Outras Palavras – 30/10/2015)

Preços dos produtos primários despencaram. Populações revoltam-se contra a exploração predatória. Como o continente pode tirar proveito destas novidades.

https://outraspalavras.net/desigualdades-mundo/mineracao-em-crise-oportunidade-para-a-america-latina

A exploração de minérios traz algum prejuízo ao planeta? – (Superinteressante/Abril – 04/07/2018)

Pode trazer, sim, e, quando há estragos, eles geralmente são bastante graves.

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/a-exploracao-de-minerios-traz-algum-prejuizo-ao-planeta

Uma luz para a mineração – (Istoé – 13/07/2018)

Depois de enfrentar um longo ciclo de problemas, o setor começa a receber investimentos para diversificar sua produção. O lítio, matéria-prima de baterias, está entre as maiores apostas.

https://www.istoedinheiro.com.br/uma-luz-para-a-mineracao

Cobalto é a nova “febre” em todo o mundo – (Portal da Mineração – 30/08/2018)

O metal azul prateado tem se tornado cada vez mais importante com o avanço das baterias de íon-lítio, muito utilizadas em aparelhos eletrônicos portáteis e carros elétricos.

http://portaldamineracao.com.br/cobalto-e-nova-febre-em-todo-o-mundo

Mineração de Nióbio – Codemig

Entre os novos minerais conhecidos e encontrados em Minas, além do minério de ferro, está o nióbio. Descoberto no início do século XIX pelo inglês Charles Hatchett, esse mineral concentra sua maior reserva em território brasileiro, no município de Araxá, cujo veio foi identificado em 1953, por Djalma Guimarães engenheiro de Minas formado na Escola de Minas de Ouro Preto. Com a descoberta da jazida e o crescente interesse internacional pelo mineral, assim como por suas diversas aplicações, foi criada, em 1955, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). Cinco anos depois, ela passou a fazer operações de lavra e de produção do metal. Essa jazida, de propriedade da Codemig, é explorada pela CBMM, por meio da Comipa, empresa criada para gerenciar as jazidas de nióbio pertencentes às duas companhias.

A CBMM, controlada pelo Grupo Moreira Sales desde 1965, dispõe do maior complexo minero-industrial de nióbio em todo o mundo. O nióbio produzido em Araxá responde por 75% de toda a produção mundial. Sua produção anual é de 70 mil toneladas da liga de ferronióbio. O nióbio de Araxá tem reserva para ser explorado por mais de 400 anos.

http://www.codemig.com.br/atuacao/mineracao/mineracao-de-niobio

Mineração de bauxita – (Norsk Hydro – (11/10/2016)

As reservas de bauxita que se tem conhecimento correspondem aproximadamente a 29 bilhões de toneladas métricas. No ritmo da extração atual, essas reservas ainda durariam por mais de 100 anos.

Se incluirmos, porém, os recursos de bauxita ainda por serem descobertos, a estimativa total seria de 50 a 75 bilhões de toneladas métricas.

Tal estimativa prolongaria a vida das reservas de 250 a 340 anos.

https://www.hydro.com/pt-BR/A-Hydro-no-Brasil/Sobre-o-aluminio/Ciclo-de-vida-do-aluminio/Mineracao-de-bauxita

Carvão mineral no Brasil e no mundo – (Tudo Sobre Mineração – 20/03/2017)

Conhecido por sua coloração preta, o carvão mineral é um minério extraído do subsolo através do processo de mineração. Basicamente ele é um combustível fóssil, constituído por átomos de magnésio e carbono. Saiba mais sobre a exploração de carvão mineral no Brasil.

Apesar de ser um mineral não renovável, entre os minérios de combustíveis fósseis, ele se destaca por ter a maior reserva de combustível natural do planeta. Sendo a Rússia o país que mais produz carvão mineral no mundo. Assim como em outros países, o carvão mineral no Brasil também é explorado, porém em menor escala.

https://tecnicoemineracao.com.br/carvao-mineral-no-brasil-e-no-mundo

Atrás de investimentos, Rússia estuda reforma de sua lei de mineração – (Valor Econômico/Ibram – 18/12/2009)

A Rússia está estudando a possibilidade de tornar menos restritiva sua legislação sobre mineração. O governo diz que a lei, criada para proteger os produtores nacionais, está afastando investidores estrangeiros e travando o desenvolvimento

O governo poderá agilizar o processo de aprovação para os investidores estrangeiros, dando a eles benefícios fiscais e aumentando indenizações caso o Estado decida retomar os ativos.

http://www.ibram.org.br/150/15001002.asp?ttCD_CHAVE=98732


a lama

Recuperação de Áreas Degradadas pela Mineração – Brasil Escola – Monografias

Modo com que os empreendimentos minerários tratam das áreas degradadas detectando todos os contornos desta atividade com base na legislação ambiental e uso inapropriado dos recursos naturais.

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/geografia/recuperacao-areas-degradadas-pela-mineracao.htm

Desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária e sua repercussão em área de vocação mineral – (JUS – agosto/2000)

Nestes termos, situaremos o debate, entorno de se saber qual interesse deve ser prevalecente ao outro, quando concorrerem: desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária, versus, exploração de reserva mineral, considerada como de utilidade pública, em face dos benefícios econômicos e sociais que possa gerar.

https://jus.com.br/artigos/1679/desapropriacao-por-interesse-social-para-fins-de-reforma-agraria-e-sua-repercussao-em-area-de-vocacao-mineral


a com

Quem paga os advogados de Lula, se o PT afirma que está sem caixa – (Jornal do País – 18/01/2019)

Essa estranha fonte de recursos, que ninguém sabe a procedência, abre uma brecha para uma pergunta: quem paga, hoje, a conta da defesa do ex-presidente Lula, preso em Curitiba? São advogados de primeira linha, que cobram fortunas para defender seus clientes. Estariam fazendo caridade?

https://www.jornaldopais.com.br/quem-paga-os-advogados-de-lula-se-o-pt-afirma-que-esta-sem-caixa


a minei


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s