Antes de afundar a Geni Plim Plim quer fazer o mesmo com a memória das telenovelas brasileiras

Publicado: maio 13, 2019 em Sem categoria

a boi

Globo tem na gaveta projeto de remake de ‘Pantanal’, que faz 30 anos em 2020 – (O Dia/iG – 13/05/2019)

Há quase 30 anos, a Globo tinha uma dor de cabeça chamada ‘Pantanal’, que estreou em 1990, na faixa das 21h30, na extinta Manchete. A trama imediatamente fez sucesso com suas paisagens paradisíacas, cenas de mulheres se banhando nos rios e a mocinha se transformando em onça. Protagonizada por Cristiana Oliveira (Juma Marruá) e Marcos Winter (Jove), a trama de Benedito Ruy Barbosa ainda pode ganhar um remake na Globo. “Era isso que a gente pretendia fazer, mas o jeito de trabalhar do senhor Silvio Santos não deu”, lamenta Benedito, referindo-se ao fato de que, em 2008, o SBT exibiu a reprise do folhetim.

https://odia.ig.com.br/diversao/televisao/2019/05/5641469-globo-tem-na-gaveta-projeto-de-remake-de–pantanal—que-faz-30-anos-em-2020.html#foto=1

Exclusivo: SBT reexibe “Pantanal”; Globo tenta impedir – (BOL/UOL – 29/05/2008)

A decisão do SBT mobilizou não só a Globo, mas também advogados de atores globais que integraram a produção original da novela. Querem impedir a reexibição. O jurídico do SBT já preparou sua defesa com cópias de favoráveis precedentes judiciais (inclusive em vários casos sobre a massa falida da Manchete).

Por meio da CGCom a Rede Globo declara ser proprietária de “Pantanal”, não só do texto, mas também das imagens. A TV Globo afirma ter comprado a obra diretamente do autor. No entanto, até o momento a Justiça considerou “Pantanal” um “ativo” da massa falida da Manchete. Tanto que foi a leilão no Estado.

Silvio Santos comprou a novela de um empresário (até agora anônimo) que, por sua vez, adquiriu a obra, com as fitas, em um leilão judicial realizado cerca de cinco anos atrás. O leilão foi realizado sob as barbas da Globo (e SBT, aliás).

Essa é a defesa do SBT: o leilão ocorreu sob a égide da Justiça e o dinheiro do arremate já foi usado no pagamento de dívidas trabalhistas da massa falida da TV Manchete. Caso encerrado.

Mesmo assim, Globo e alguns de seus atores não querem deixar a briga: alegam que a Globo é dona do texto de “Pantanal”, que lhe foi vendido por Benedito Ruy Barbosa, por isso o SBT não poderia exibir a novela. Já os atores tentam impedir a exibição de suas imagens.

https://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2008/05/29/exclusivo-sbt-reexibe-pantanal-globo-tenta-impedir.jhtm

Globo compra direitos da novela Pantanal para evitar nova concorrência – (Tribuna do Paraná – 27/01/2006)

Alguns acontecimentos recentes acenderam o alerta na Globo. Primeiro foi o SBT, que obteve média de 17 pontos reprisando Xica da Silva, produzida pela Manchete. Depois foi o sucesso da nova versão de A Escrava Isaura, na Record. Atualmente tem a Band com reprise de Mandacaru, que também era da Manchete, e que vem conseguindo 5 pontos. Tudo isso e mais as dificuldades que a emissora vem enfrentando com a novela Prova de Amor, na Record fizeram com que a emissora voltasse os olhos para um velho trauma: Pantanal. Por isso mesmo, a Globo tratou de comprar do autor Benedito Ruy Barbosa os direitos sobre a obra.

https://www.tribunapr.com.br/mais-pop/globo-compra-direitos-da-novela-pantanal-para-evitar-nova-concorrencia

Globo proíbe SBT de reprisar a novela ‘Éramos Seis’ – (Midiamax – 22/05/2018)

Segundo o colunista Nilson Xavier, do UOL, a novela “Éramos Seis”, de 1994, não poderá ser reprisada pelo SBT. O motivo seria a Rede Globo já estar preparando um remake para 2020.

De acordo com o colunista, em 1994, o autor da trama vendeu os direitos de seu texto para a emissora de Silvio Santos, que produziu a novela estrelada por Irene Ravache.

A produção, no entanto, teve apenas uma reprise, em 2001. De lá para cá, o SBT não pôde reprisar a telenovela porque devolveu a Silvio de Abreu os direitos sobre o seu texto. Ou seja, o SBT não pode reprisar porque perdeu os direitos sobre a obra.

“A situação de uma emissora não poder reprisar uma novela por impedimento da concorrente configura um caso inédito na história de nossa Teledramaturgia”, afirmou Nilson Xavier.

https://www.midiamax.com.br/midiamais/tv-novela/2018/globo-proibe-sbt-de-reprisar-a-novela-eramos-seis

Justiça proíbe SBT de exibir versão mexicana de “O Bem Amado” – (Famosos na Web – 12/02/2017)

Um feito inédito estava para acontecer no Brasil. Geralmente, as exibições de novelas mexicanas por aqui só acontecem anos depois. No entanto, o SBT acompanhava de perto uma versão que a Televisa estava fazendo de uma trama que fez sucesso na Globo.

Desde 2008 a família de Dias Gomes, autor da obra, venceu em uma ação judicial onde eles têm total direito sobre os ganhos da novela. Antes da ação, a Globo lucrava sozinha. Há uma cláusula contratual onde a obra foi cedida exclusiva para os mexicanos, prejudicando assim os planos do SBT. Por meio de nota, a emissora de Osasco comentou o caso: “A Televisa produz esta novela, mas o SBT não terá direitos a nada no futuro“.

https://famososnaweb.com/justica-proibe-sbt-de-exibir-versao-mexicana-de-o-bem-amado

Abertura da Novela Pantanal [Rede Manchete 1990]

AARS – 30/05/2008

Éramos Seis (1994) – Abertura [SBT]

rederaiuga – 31/03/2012

Se o Grupo Bandeirantes de Comunicação resolver reprisar várias das suas novelas, na versão original, vai incomodar muita gente.

E se voltar a antiga série Segunda Sem Lei, de faroeste, também terá bom público.

Cavalo Amarelo – Abertura [Band] – 1980

rederaiuga

Depois que Roberto Marinho foi despachado, tudo o que ficou nas mãos da TV Globo entrou em ininterrupta decadência.

Nem o Canal Viva consegue mais salvá-la.


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s