Faxina Geral no trânsito

Publicado: junho 6, 2019 em Sem categoria

Trânsito

Governo tira R$ 1 bi dos Governadores com serviços dos Detrans – (Jornal de Brasília – 06/06/2019)

Embora a competência originária seja da União, até hoje tal atividade vem sendo delegada aos Estados, através do Detran, que recebem por ela.

Em novo Parágrafo (5º) do Artigo 19 da Lei, o texto prevê que a “inovação digital” passa a ser competência da União diretamente exercida por órgão do Trânsito.

https://jornaldebrasilia.com.br/blogs-e-colunas/esplanada/governo-tira-r-1-bi-dos-governadores-com-servicos-dos-detrans

Com tanto dinheiro arrecadado com veículos, motoristas e serviços, por que existem tantos problemas nas ruas e estradas, como falta de sinalização, falta de manutenção e outros transtornos que fazem com que os condutores tenham mais custos que poderiam ser evitados?

Esse dinheiro que é arrecadado não tem o retorno adequado e satisfatório.

Balanço | Não uso de capacete gera mais de 10 mil multas em 2018 – (Portal O Dia – 17/01/2019)

Mesmo com altos índices de acidentes e mortes, motociclistas ainda negligenciam uso do equipamento de segurança.

https://www.portalodia.com/noticias/piaui/balanco-nao-uso-de-capacete-gera-mais-de-10-mil-multas-em-2018-353740.html

É visível em várias reportagens de televisão, motociclistas trafegando sem capacete, mais de duas pessoas em uma moto, crianças sendo transportadas sem segurança e outras infrações.

Falta de fiscalização no Nordeste permite que motociclistas circulem sem carteira – (Jornal da Record/R7 – 06/10/2018)

No interior do Nordeste, o número de motoristas que dirigem sem habilitação cresce todos os dias. Várias irregularidades foram registradas: motociclistas falando ao celular enquanto dirigem, sem capacete, crianças circulando em cima do tanque de combustível e até mesmo três ou quatro pessoas em uma mesma moto. Sem fiscalização, os motoristas ignoram a lei.

https://recordtv.r7.com/jornal-da-record/videos/falta-de-fiscalizacao-no-nordeste-permite-que-motociclistas-circulem-sem-carteira-06102018

Passaram a exigir carteira para motos e ciclomotores com até 50 cilindradas, mas deviam ter incluído na categoria AAC, as motos com até 100 cilindradas sem embreagem.

E esse tipo de veículo deveria ter o uso permitido apenas em áreas urbanas, proibindo totalmente a circulação em rodovias, coisa que não acontece.

Vários modelos abaixo de 100 cilindradas só tem estabilidade segura quando não ultrapassam a velocidade de 80 km/h.

Com 1.338 registros em dois meses, ausência de capacete é infração frequente entre motociclistas em Manaus – (Rede Amazônica/G1/Globo – 16/06/2018)

Uso do equipamento de segurança pode fazer a diferença entre a vida e a morte em caso de acidente, alerta Manaustrans.

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/com-1338-registros-em-dois-meses-ausencia-de-capacete-e-infracao-frequente-entre-motociclistas-em-manaus.ghtml

As motos e os capacetes deveriam vir com sensores que não permitissem a circulação se o condutor, e passageiro, não estivesse usando o equipamento de segurança.

OS FABRICANTES DE VEÍCULOS PRECISAM COLABORAR MAIS COM A SEGURANÇA NO TRÂNSITO E INCLUIR EQUIPAMENTOS QUE BLOQUEIAM AS PRINCIPAIS INFRAÇÕES.

Uso de celular vira a terceira principal causa de acidentes – (Bem Paraná – 16/05/2019)

Dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) apontam que a combinação celular e volante é a terceira causa de mortes no trânsito, atrás do excesso de velocidade e de dirigir sob efeito de álcool. A diferença é que nem todos abusam da velocidade ou dirigem embriagados, mas já o celular vai estar presente com o motorista.

https://www.bemparana.com.br/noticia/uso-de-celular-vira-a-terceira-principal-causa-de-acidentes

ISSO É UMA DESGRAÇA QUE PRECISA SER COMBATIDA COM MAIS RIGOR, PORQUE ACONTECE A MESMA COISA COM PEDESTRE.

Donos de carros denunciam furto de peças de veículos apreendidos em Ciretran em Mato Grosso – (TV Centro América/G1/Globo – 27/07/2018)

Peça que mais é levada pelos criminosos é o som automotivo dos automóveis. Ciretran informou que no local a vigilância é realizada 24 horas.

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2018/07/27/donos-de-carros-denunciam-furto-de-pecas-de-veiculos-apreendidos-em-ciretran-em-mt.ghtml

Quem já teve um veículo apreendido ou recolhido, sabe que ele nunca retorna como foi.

MUITOS ANOS ATRÁS, CONHECEMOS UMA PESSOA QUE TRABALHAVA COM PÁTIO TERCEIRIZADO DE VEÍCULOS APREENDIDOS E O SEU VEÍCULO PESSOAL CONTINHA VÁRIAS PEÇAS DE OUTROS VEÍCULOS.

Adolescentes são apreendidos por furto de moto e de peças em pátio do Detran – (Campo Grande News – 20/06/2017)

Dois adolescentes foram apreendidos acusados de furtarem peças de motos apreendidas no pátio do Ciretran (órgão responsável pela guarda de veículos apreendidos) em Paraíso das Águas, distante 280 km de Campo Grande. Todas as peças foram recuperadas.

https://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/adolescentes-sao-apreendidos-por-furto-de-moto-e-de-pecas-em-patio-do-detran

O POVO É LESADO VÁRIAS VEZES POR SITUAÇÕES CAUSADAS PELO ESTADO E EM MUITOS CASOS É FORÇADO A DEIXAR PARA LÁ, ARCAR COM TODOS OS PREJUÍZOS E ACEITAR A “VINGANÇA” DO MESMO ESTADO.

MP ajuíza ação contra clínicas de Maringá/PR que fazem exame psicológico para carteira de motorista. Suspeita que reprovam para faturar mais – (Maringá Post – 10/12/2018)

Com o credenciamento de clínicas particulares para a realização dos exames psicológicos, 80% do valor pago ao Detran-PR são destinados às prestadoras do serviço. O trabalho foi motivado por queixas de pessoas que se sentiram prejudicadas por terem sido consideradas “inapto por um dia”.

https://maringapost.com.br/poder/2018/12/10/mp-ajuiza-acao-contra-clinicas-de-maringa-que-fazem-exame-psicologico-para-carteira-de-motorista-suspeita-que-reprovavam-para-faturar-mais

Não somente nessa área, mas em tudo o que é terceirizado pelo Estado há o trigo e o joio.

Bahia ocupa 2º lugar no Nordeste no número de indenizações do DPVAT – (A Tarde/UOL – 04/04/2019)

Com quase 16 mil casos, a Bahia ocupou o segundo lugar no Nordeste no número de indenizações pagas pelo seguro DPVAT no ano passado. O dado é preocupante, já que a região liderou o ranking das indenizações do seguro em todo o País, puxada pelo saldo de outros estados nordestinos, principalmente o Ceará, que teve 22.864 registros, liderando os pagamentos na região.

Em relação a todos os estados brasileiros, a Bahia ficou em oitavo lugar no ranking de mais pagamentos feitos pelo seguro no ano passado. O ranking é liderado por São Paulo, seguido de Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul e, depois, a Bahia, à frente, portanto, de 19 estados, inclusive com maior frota de veículos, como o Rio de Janeiro.

As indenizações do seguro pagas aos baianos representaram 16,23% do total do Nordeste e 4,86% do total do País. A boa notícia, entretanto, é que houve uma redução de 15,16% em relação às indenizações pagas no estado em 2017.

https://atarde.uol.com.br/economia/noticias/2048631-bahia-ocupa-2o-lugar-no-nordeste-no-numero-de-indenizacoes-do-dpvat

Onde há maior população e maior número de veículos, naturalmente os outros números são maiores.

PORÉM, OS GOVERNADORES DO NORDESTE, QUE PROPAGAM O “PARAÍSO” ESQUERDISTA, PRECISAM COLABORAR MAIS COM O BRASIL, PORQUE A TORNEIRA DO DINHEIRO PÚBLICO VIA UNIÃO PRECISA SER CONTROLADA E O RALO CONSTANTEMENTE FECHADO.

Por outro lado, há problemas crônicos que precisam ser resolvidos, como os de várias estradas traiçoeiras de Minas Gerais, que tem uma topografia diferente.

Mudanças na CNH e na lei de trânsito podem aumentar mortalidade – (Exame/Abril – 05/06/2019)

País já ocupa o terceiro lugar em mortalidade no trânsito entre 88 países, e com mudanças feitas sem base técnica, situação tende a piorar.

https://exame.abril.com.br/brasil/com-recorde-de-mortes-mudancas-na-lei-de-transito-podem-aumentar-fatalidades

O mesmo discurso usado pela oposição que ainda permanece no controle de estados que apresentam os maiores problemas.

A imprensa que declaradamente se posicionou pelo quanto pior melhor, principalmente para ela mesma, deveria focar mais nos problemas antigos do trânsito brasileiro e ouvir sugestões e reclamações de quem está no dia a dia do tráfego.

O QUE DEVERIA ACONTECER PARALELAMENTE ÀS MUDANÇAS, É O AUMENTO DA RESPONSABILIDADE E DA PENA EM CASO DE ACIDENTE.

OU SEJA:

NÃO SERÁ MULTADO POR FALTA DO USO DA CADEIRINHA, MAS SE CAUSAR LESÃO OU MORTE EM UMA CRIANÇA PELO FATO DA OMISSÃO, PERDE DEFINITIVAMENTE A CARTEIRA E RESPONDE PELA INTENSÃO DE MATAR.

JÁ TEVE GENTE MULTADA DENTRO DE ESTACIONAMENTO, POR FALTA O DO USO DO CINTO DE SEGURANÇA, AO QUAL ESTAVA USANDO ANTES DE ENTRAR.

Se o condutor vai levar os filhos em uma escola do bairro, onde andará por algumas quadras, sem passar por locais de tráfego intenso, em velocidade segura, multar por falta de cadeirinha é tirar dinheiro fácil.

“Indústria da multa vai deixar de existir no Brasil”, diz Bolsonaro em Aragarças – (Mais Goiás – 05/06/2019)

“A indústria da multa vai deixar de existir no Brasil”, disse Bolsonaro, que ainda elogiou a retirada dos radares móveis nas rodovias goianas. A medida foi tomada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) no final de janeiro deste ano. Uma das alterações propostas pelo presidente é de não aplicar multas, apenas advertência por escrito, a motoristas que desrespeitarem regras de transporte de crianças em veículos. A medida foi criticada por especialistas.

https://www.emaisgoias.com.br/industria-da-multa-vai-deixar-de-existir-no-brasil-diz-bolsonaro-em-aragarcas

AS MULTAS DEVEM CONTINUAR PARA QUEM MERECER E OS FISCALIZADORES PRECISAM CRIAR MEIOS PARA QUE, JUSTAMENTE, OS INFRATORES FIQUEM UM BOM TEM SEM O VEÍCULO E SEM CONDUZIR.

Mas, as máfias, quadrilhas, parasitas, aproveitadores e gente de má fé tem que ir para o Inferno.

Além do mais, para resolver os problemas do trânsito e da falta de transporte público de qualidade é preciso resolver o problema da segurança pública, para evitar que a bandidagem continue atuando nesse setor.

FALCÃO – A MULTA

Tralha Brasil


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