O “erro” do reconhecimento facial – 2019 – HumornaKut

Publicado: julho 12, 2019 em Sem categoria

humornakut

Reconhecimento facial no Rio de Janeiro erra, e mulher é detida por engano – (Gizmodo Brasil – 10/07/2019)

Especialistas alertam para os potenciais riscos do emprego da tecnologia de reconhecimento facial. Pesquisadores já apontaram que algumas etnias têm mais chances de caírem em falsos positivos, especialmente mulheres negras. Em uma análise do classificador de gênero da Microsoft, foi identificada uma taxa de erro de 20,8% para mulheres de pele escura.

A reportagem d’O Dia não revela detalhes sobre a identidade da mulher detida por engano, o que não exclui o destaque para a vulnerabilidade de determinados grupos sociais em relação a essas tecnologias, consideradas solução mágica da segurança pública por muitos políticos.

No Reino Unido, um sistema desse tipo teve índice de erro de 92% durante a final da UEFA Champions League de 2017. Na China, onde a tecnologia é utilizada amplamente, reportagens denunciam que o governo chinês tem reprimido a minoria muçulmana uigure. Em Hong Kong, manifestantes se preocupam com a repressão da polícia a partir do uso de tecnologia.

Nos Estados Unidos, por outro lado, cidades estão discutindo a proibição definitiva de sistemas como esse. A maior fabricante de câmeras policiais anunciou que irá banir a tecnologia de reconhecimento facial por questões éticas.

https://gizmodo.uol.com.br/rio-de-janeiro-reconhecimento-facial-erra-mulher-detida

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s